terça-feira, 11 de junho de 2002

Inspirada pelo texto do Filipe, lembrei-me de músicas escritas por Goran Bregovic para filmes de Emir Kusturika.
O Gato Preto Gato Branco é, talvez, o mais divertido entre os filmes que conheço do realizador jugoslavo, mas há dois outros que deixam marcas bem profundas em quem os vê: O tempo dos ciganos e Underground - Era uma vez um país. Neste último, quem não se lembra da banda que acompanha as personagens nos momentos mais inusitados. De vez em quando, no meio da confusão, alguém se lembra e diz: catastrofe!
Neste filme, podemos começar com Kalashnikov (que se pode ouvir aqui), o vibrante hino que se vai repetindo ao longo da história, até ao momento em que Marko deixa o mundo fictício em que vive, desde a segunda guerra mundial, e resolve voltar à Jugoslávia, então atingida pela violenta guerra civil. E, em consonância com o nosso estado de espírito quando se reflecte em tudo o que Kusturika nos quer dizer em Underground, há uma música com um título português - Ausência - na voz delicada e doce de Cesária Évora.
Do filme O tempo dos ciganos recordo sobretudo a promessa de amor feita por Perhan e Azra, selada pela fabulosa Ederlezi, uma música quase mágica, que nos transporta para um outro universo.

Sem comentários: