quinta-feira, 13 de junho de 2002

Festival Sónar Começa Hoje em Barcelona

Pet Shop Boys, Arto Lindsay, Lamb e Cinematic Orchestra são alguns dos nomes presentes no maior festival europeu de música electrónica.
É o evento mais conhecido do momento em toda a Europa quando se fala de músicas e artes electrónicas. Ao longo de nove anos, o Festival Sónar de Barcelona conseguiu impôr um estilo. Mostrar as diversas faces da criação musical electrónica - das zonas mais experimentais às áreas mais lúdicas - e conquistar não só os entendidos como a grande massa de público anónimo.
Em 2001 passaram pelos diversos espaços diurnos e nocturnos do evento cerca de 80 mil pessoas. Existiu quem se queixasse e falasse em sobrelotação e na perda do espírito inicial do festival. A organização respondeu com a abertura de novos espaços para este ano, embora o núcleo do evento se continue a situar no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (durante o dia) e no recinto industrial de Montjuïc (durante a noite).
Falar dos inúmeros grupos e DJs que evoluem em diversos espaços, praticamente sem paragens, entre as 12h de hoje e as 10h da manhã de domingo é completamente impossível. Mas pode-se tentar destacar nomes como os Pet Shop Boys, Slam, Arto Lindsay, Radio Boy, Luomo, Yo La Tengo, Lamb, Richie Hawtin, Anti-Pop Consortium, Mr. Scruff, Earthbound, Crossover, Kirk DeGiorgio, Manitoba, Tuxedomoon, Kid606, Lali Puna, Isan, Cinematic Orchestra, Bonobo, Arthur Baker ou os portugueses Preto & Type da editora Nylon.

Mas nem só de música vive o Sónar e grande parte do seu encanto reside precisamente nesse facto. Ao contrário de muitos outros festivais entretanto nascidos dentro do mesmo espírito, no Sónar o cognome "Artes Multimédia" não é um mero pró-forma. Quer dizer isso mesmo - exposições, cinema, vídeo, conferências, mostras de novas tecnologias, exposições temáticas (este ano a cidade convidada é Helsínquia).
Tudo a decorrer em espaços confortáveis e funcionais, num conjunto de actividades que constituem um teste à resistência de cada um. A partir de hoje, apesar da cara do festival ser o astro argentino de futebol, Maradona, o Sónar de Barcelona vai procurar dividir o protagonismo com o Mundial da Coreia e Japão.

fonte: Público

Sem comentários: