quinta-feira, 27 de junho de 2002

Gilberto Gil comemorou 60 anos ontem
Gilberto Gil nasceu em Salvador, cresceu no interior da Bahia, e regressou novamente à cidade quando tinha 9 anos. A sua adolescência ficou marcada pela música de João Gilberto que o levou a aprender a tocar viola.
No início da década de 60 gravou um compacto («Povo Petroleiro» e «Coça Coça, Lacerdinha»), mas o seu primeiro LP, intitulado «Louvação», foi editado em 1967. Nesta mesma época conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé com quem apresentou o espectáculo «Nós, Por Exemplo», em Salvador, que serviu de motor de arranque para a carreira dos artistas.
No final da década de 60 lançou o disco «Gilberto Gil», a marca do início do Tropicalismo, um movimento musical caracterizado pelo uso de elementos do rock e de música clássica, como guitarras e arranjos orquestrais, utilizados para fazer música brasileira. O Tropicalismo concretizou-se com «Tropicália ou Panis et Circensis», que contou com a participação de Caetano e Gil, Os Mutantes, Torquato Neto, Capinam, Gal Costa, Tom Zé e Nara Leão.
Depois de ser preso pela ditadura militar em 1969, Gilberto Gil parte com Caetano Veloso para Inglaterra, para um auto-exílio, onde permaneceram até 1972. Regressou com um álbum de originais, «Expresso 2222».
Na década de 80, Gilberto Gil começou a alargar os horizontes da sua cultura musical, interessando-se por sonoridades como o reggae e pop. Lançou discos como «Luar», «Um Banda Um», «Extra» e «Raça Humana». Em 1994, Gilberto Gil lançou o «MTV/Unplugged». Em 1998, Gilberto Gil ganhou um Grammy, na categoria World Music, pelo disco «Quanta».
Na celebração dos 60 anos de idade, a Warner brasileira vai lançar uma caixa comemorativa que incluirá 28 discos, gravados para esta editora desde 1978, e algumas raridades, tais como a edição de Nightingale, um disco gravado nos Estados Unidos, em 1978.
com a ajuda preciosa de: Diário Digital

Sem comentários: