terça-feira, 15 de julho de 2003

Compay Segundo, 1907-2003
Só há pouco, e já depois de comentar o post que o Filipe aqui deixou e que se limitou à colocação de uma bela imagem de Compay Segundo, é que me apercebi que o comandante da bela esquadra cubana já não estava entre nós.
Não estranhei o facto do Filipe colocar a imagem porque, com muita frequência, falamos do "way of life" de Compay e sus muchachos (como por exemplo, Ibrahim Ferrer).
Comovi-me.
Porque rostos como o de Compay (ou de outros seus companheiros) foram sempre entrando na minha vida como se fossem um parente muito próximo... um avô, por exemplo.
Porque a música de homens como Compay celebra a vida! E nós precisamos de homens assim.
Porque Cuba também tem estas belas ofertas para a humanidade... como a de Compay... ou a de Ibrahim Ferrer... ou a de Ruben González... ou a de Eliades Ochoa (aquele chapéu)... ou a da "menina" Omara Portuondo... ou a do também já desaparecido Pólo Montanez (um madeireiro que, muito feliz com o reconhecimento que começava a ter, explicava-me numa conversa que mantive com ele por telefone, que não entendia porque as pessoas gostavam tanto das palavras simples que cantava)...
Fico triste.
Espero que Maximo Francisco Repilado Munoz (era assim o seu nome) tenha levado consigo as mais belas memórias de, como ele cantava, Lo Mejor de la Vida.

alguma info na net sobre Compay Segundo:
. CubaLatina
. IMN artist
. AfroCubaWeb

ps - a foto do sorriso mágico é da Agência Lusa

Sem comentários: