terça-feira, 15 de abril de 2003

Twokindermen - misstakesonlove





António Contador, 32 anos, sociólogo e dj, tem desenvolvido um percurso variado na música onde se cruzam referências à música ligeira e de variedades. Enquanto sociólogo foi co-autor, com Emanuel Ferreira, do livro ‘Ritmo e Poesia: Os Caminhos do Rap’, editado pela Assírio & Alvim em 1997. Como dj tem desenvolvido trabalho com o ‘Clube Socialismo Tropical’ explorando o universo do easy-listening e da música lo-fi.
Nuno Antunes, 30 anos, é finalista em bio-química e dj das linguagens sonoras electrónicas, das mais ortodoxas às mais rebeldes. Inicialmente através da produtora X-Clube e, mais recentemente, com a Journeys sob o pseudónimo D:K.

Os Twokindermen movem-se numa paisagem musical electrónica viva e lúdica, que tanto remete para ambientes sonoros calmos e apurados, como para cenários mais agitados e propositadamente barrocos.
As principais referências musicais vão de Tarwater, Opiate, Schlammpeitziger ou Ms John Soda a Mouse on Mars, Matmos, Matthew Herbert, Basic Channel, Dat Politics e Max Tundra.
Já uma vez a crítica descreveu os Twokindermen como “(...) electrónica com cheiro a limpo, linhas anatómicas bem definidas, ângulos aguçados e resplandecentes, melódica, colorida (...)”. Numa palavra: kindertrónica.

«Misstakesonlove» tem o seu ponto de partida na criação de uma banda sonora para um filme sobre erros, enganos e mal entendidos amorosos. Um filme em sete cenas, contado na terceira pessoa do plural, com personagens imaginários num cenário fictício e atemporal.
A trama satírica e burlesca centrar-se-ia no desvendar progressivo, e em sobressaltos, da dupla-personalidade do personagem principal masculino, pondo em causa o equilíbrio das relações familiares e de proximidade.
A escolha dos actores e dos cenários acabaria por ser simples, recorrendo ao universo playmobil: esses humanos inanimados, em miniatura e de plástico, vendidos em caixas de cartão nas lojas de brinquedos para crianças.
A técnica de filmagem DIY: uma câmera de filmar de reduzidas dimensões, cenários e adereços playmobil, uma cozinha comum a fazer de estúdio, candeeiros para a iluminação e o uso das mãos para a animação dos bonecos-actores. Na sua colagem ao filme, a banda sonora segue-lhe a inspiração cénica e técnica: um computador, uma mesa de mistura e dois pares de auscultadores. Sete faixas para sete episódios:
1. leit mobil, falsa guitarra eléctrica, bateria e baixo. Introdução tensa.
2. prize winner, um falso ska. A candura volátil do xilofone.
3. majorette, rodopios melodiosos à volta de um baixo cardíaco.
4. zu erledigen, tom melancólico. A harmónica auxilia o balanço indolente de um ritmo trôpego.
5. ex lutor, avanços e recuos em síncope rítmica para um final electrizante.
6. gangplank, jogo barroco de sons coloridos.
7. kindering, passo certo e rápido. Pontificam baixo e bateria num jogo do gato e do rato.
:: press-release da editora

Sem comentários: