terça-feira, 26 de novembro de 2002

Para ouvir...
Sam The Kid - Beats Vol.1 - Amor

«Provavelmente o álbum mais radioso este ano lançado em Portugal».
«Existe mais espontaneidade e emoção em cada miligrama das batidas deste disco do que na esmagadora maioria da música feita em Portugal (este ano)».
«Talvez seja a hora de a pop portuguesa voltar a dizer 'bonita', 'linda', 'airoso', 'gentil', 'amor'. Sam The Kid fê-lo. Sem palavras».

palavras de Vítor Belanciano no Y




...o segredo é uma história de amor. Feita de homens e mulheres, de hip hop, de beats, de vida e sonhos, de filmes, de memórias e velhas fotos. O segredo é “Beats Vol. 1 – Amor”, de Sam The Kid.
E esta história tem muitos começos. Um deles pode ser há um quarto de século, quando a mãe e o pai de Samuel Mira (aka Sam The Kid, claro) tiraram as fotos que adornam a capa deste CD. O pai, DJ de classe, alinha um vinil de Isaac Hayes (“Live at The Sahara Tahoe”, nem de propósito) e a mãe deixa que um microfone capte o que lhe vai na alma. Isaac Hayes? Microfone? Exactamente… Como não pensar que a música que Sam The Kid ouviu ainda no ventre da mãe está directamente ligada àquilo que ele faz hoje? E a história de amor que percorre este novo disco de Sam The Kid é, obviamente, a história dos seus pais. Contada nos títulos, nos interlúdios, nos pequenos pormenores dos samples, nas entrelinhas... O resto podemos adivinhar ou pelo menos imaginar, não é? As festas de aniversário regadas a soul e MPB, as viagens à praia e o pôr-do-sol-de-postal-ilustrado, a rádio, a televisão. As referências são óbvias, basta ouvir o disco de coração aberto para se perceber.

Um outro começo possível para esta história (de amor...) é o do envolvimento de Sam The Kid com o hip hop. Samuel não recorda, como nos filmes, um daqueles momentos decisivos, quando a luz parece que entra dentro de nós. A luz, por assim dizer, foi entrando e quando Sam ouviu “93 ‘Til Infinity” dos Souls of Mischief as peças dispersas encaixaram-se. Os capítulos seguintes desta história dão conta da força com que Samuel perseguiu a paixão, gravando-a em cassetes, em mini-discs, em CD’s e na sua câmara de vídeo.
A rádio – através do Repto de José Mariño – foi o primeiro alvo do talento de Sam The Kid, que ininterruptamente produzia maquetes, algumas das quais foram para o ar. Depois, porque o amor dá força e nos puxa, os beats e as vozes colaram-se a um CD que ultrapassava em muito a produção artesanal com a qualidade dos temas. O álbum de estreia teve por título “Entre(tanto)” e revelou um talento maior (e “Lágrimas” tem que ser um clássico da música portuguesa). Foi a primeira vez que alguém se lembrou que com o sampler mais barato do mercado, um microfone e um gravador de CDs se podia lançar um disco. O Hip Hop em Portugal nunca mais foi o mesmo...

...é nesse momento que começa outra história de amor. A minha, pela música de Sam The Kid. Começou com “Entre(tanto)”, comprado ao balcão Godzilla (hoje Kingsize...). E nunca mais parou. Sam The Kid demonstrava já aí um grande talento para as palavras, mas ele também sabia contar histórias de outra maneira. Um dia, à pergunta “também fazes temas só instrumentais?”, Samuel respondeu com três CDRs com cerca de 90 temas gravados. Logo ali, o talento ficou exposto de uma forma que não admitia dúvidas. Sam tinha qualquer coisa muito especial dentro de si. E isso jorrava sob a forma de música. Todos os dias. Todas as noites. O talento era ainda sublinhado quando se percebia quais as ferramentas com que Sam trabalhava. Escassas, limitadas... Imaginem um escultor a dar-nos obras perfeitas em pedra com pouco mais do que as mãos. Sam era assim... (E os CDs circularam e muita gente foi construindo a sua própria história de amor...).

Há outra história de amor que começa nesta altura - a de Sam The Kid com a MPC 2000. Este sampler da Akai é uma tela gigante, uma câmara de cinema, um fórmula 1. Mal lhe pôs as mãos, Sam não conseguiu parar. As chamadas telefónicas tardias para o Jaws T duraram pouco tempo e a máquina deixou de ter segredos para o Samuel. E começou aí outra fase na carreira de Sam The Kid. “Sobre(tudo)” é o primeiro resultado da paixão de Sam pela MPC. E é um disco marcante no panorama hip hop nacional. Deu nome a Sam The Kid. E gerou em volta dele um culto significativo. E aplausos. E seguidores.

Mais ou menos quando “Sobre(tudo)” foi editado, começava outra história de amor: a da Loop:Recordings. E com a editora criada o convite ressurgiu. O primeiro impulso foi editar um dos álbuns contidos num daqueles três CDs com que mais de um ano antes Sam tinha respondido à pergunta dos instrumentais. Mas com a MPC a música de Sam The Kid tinha crescido. Em ideias, em sofisticação, em complexidade... Por isso mesmo, Samuel sugeriu antes que a Loop editasse este "Beats Vol. 1 - Amor".

É claro que há outras histórias (de amor, sim...) que começam aqui...
Uma delas conta-se nos títulos, nos samples de voz escolhidos, nos ambientes desenhados com os beats. É uma história clássica. Paixão, desencanto, separação e reencontro. Sam The Kid, com uma visão cinematográfica apurada (Samuel estudou produção de vídeo e tem assinado alguns clips, além de inúmeras produções quase-cinematográficas caseiras), conta-nos uma história de amor e para isso sampla a sua própria memória, o álbum de fotografias familiar, a televisão, sampla-se a si mesmo através da sua câmara, sampla as mensagens deixadas em telefones de amigos por gente apaixonada, sampla conversas tidas ao seu lado, sampla o seu próprio bater de coração. E sampla soul, MPB, jazz, funk, hip hop e música portuguesa, bandas sonoras, filmes e novelas. Sam The Kid sampla a vida. E depois programa-a com classe, em arranjos de um bom gosto inexcedível que revelam uma personalidade musical madura. A sequênciação, essa é feita ao vivo, enquanto D-Mars prepara a mesa de mistura para receber o som de Sam The Kid.

Há várias outras histórias de amor. A de Cesária Martins, a designer do disco, pelas fotos que Samuel escolheu em casa. A história de amor da Loop por este tipo de projectos, onde se sente o Hip Hop a desprender-se do presente para correr para o futuro. Há até histórias de amor por aí que nada têm que ver com este disco...
Mas agora pode muito bem começar outra história de amor. A vossa por este disco. Basta ouvi-lo. Nós deixamos o resto do papel em branco, para que a acrescentem aqui... será um segredo que fica entre nós...
palavras de Rui Miguel Abreu (Loop recordings)

Não ficaram com curiosidade em ouvir?
Eu fiquei.
Com muita.

Sem comentários: