quinta-feira, 24 de junho de 2004

Festival Sons em Trânsito - O fim?

"Incompreensivelmente, o Instituto das Artes (IA) recusou o apoio financeiro à realização do Festival Sons em Trânsito(SET)para 2004!! É com grande admiração e incredulidade que recebemos esta triste notícia e que pode ter consequências dramáticas para a continuidade do projecto.
O SET foi, em 2003, unanimemente considerado o melhor evento de "world music" do país, afirmando-se, desde já como o mais mediático e reconhecido projecto cultural da região. Por outro lado, o festival tem sido pioneiro na dignificação das músicas do mundo com a realização de espectáculos pagos pelos espectadores a preços de mercado ou, também, pelo período do ano abrangido e pelo local escolhido, que funcionam como uma lufada de ar fresco face a tudo aquilo que já existia no âmbito das músicas do mundo! O SET permite a todas os portugueses, e em especial aos habitantes da região centro, o contacto com linguagens musicais alternativas, inovadoras e fusionistas num festival de cariz profundamente cosmopolita e urbano e exemplar daquilo que é a modernidade aveirense dos nossos dias!
O projecto delineado para 2004 previa, para além do núcleo central do festival ser em Aveiro, a itinerância por 4 outras cidades, algumas muito carecidas de espectáculos culturais de qualidade. Esta vertente está irremediavelmente comprometida...
Lamentamos profundamente a ridícula decisão do IA e questionamo-nos se a decisão seria diferente caso estivessemos a falar de uma peça de teatro experimental encenada por frequentadores do Bairro Alto, ou de um filme realizado por um qualquer realizador bem colocado em certos sectores pseudo-intelectuais da nossa capital.
Lutar pelo reconhecimento, enquanto bem cultural, da música popular, em Portugal, é muito complicado...E quando se fala de um projecto de músicas do mundo e realizado fora dos grandes centros a situação torna-se ainda mais difícil...
O SET não vai acabar! Imediatamente vamos encetar negociações com o Teatro Aveirense e com a CM Aveiro (nossos parceiros e "cumplices") para permitir a viabilização do projecto. Em último caso, e só em último caso, o SET em 2004 vai-se realizar noutra cidade...Mas que vai haver SET em 2004 é garantido!!"
Vasco Sacramento

Sem comentários: