terça-feira, 27 de maio de 2003

O que se passa com o norte da Europa?
Foi uma pergunta que formulei na última edição de "Silhuetas" (nº 143) e que tem merecido alguma reflexão da minha parte.
De facto, nos últimos três anos, têm surgido inúmeros projectos vindos daquela zona do velho continente que apontam, claramente, para o rock and roll. Alguns deles fazem lembrar o punk e outros arriscam mais... não fazendo lembrar o punk, assumem-se como punk rockers.
Para além das bandas que têm surgido (e talvez porque tudo esteja relacionado), têm aparecido também alguns novos selos editoriais que apostam naquela área. Os sinais chegam de locais como a Suécia, a Dinamarca, a Finlândia e até da Noruega.
Na edição da passada quinta-feira do "Silhuetas", mostrei aos meus ouvintes mais dois álbuns: DE STIJL com "yeahvolution" e DEE RANGERS com "pretty ugly beat".
Ambos suecos, se os primeiros adoptam uma postura rock and roll, os segundos não ficam atrás e recorrem mesmo aos inconfundíveis tons de um velhinho Hammond (o que tem o perigo de nos transportar para o passado não sabendo muito bem onde poderemos cair...).
Eu, particularmente, gostei.
Gostei mas ficou esta inquietação: afinal o que se passa no Norte da Europa?




Sem comentários: