quinta-feira, 24 de julho de 2003

Besh o droM - Festival de Músicas do Mundo

O previsto era só uma visita. Um hospital. Um familiar a recuperar de uma recente intervenção cirúrgica.
Tinha saído em velocidade crescente no final do dia de trabalho, uma nova gravação de Fanfare Ciocarlia no leitor de cd´s do carro; como que um outro “the sound of speed” dos the jesus & mary chain. Mas era diferente. Houve tempo e foi o caminho para meu primeiro “festival” de Verão de 2003. O Festival Músicas do Mundo Ciganas e o esplendor da world music, no D’Orpheu em Águeda.
Fazendo lembrar o “nosso” Bar Insólito, este espaço musical/ bar na baixa de Águeda, apresentou a um vasto público simpático, os húngaros Besh o droM. E fiz bem seguir o meu caminho. Oito músicos de eleição para 16 instrumentos (não sei se contei todos), um mago do batuque e outras percussões, um címbalo mágico, três metais absorventes, um baixo, tambor e guitarra. Um som tão frenético, como de harmonia, com bases jazzistícas, desenrolado numa velocidade deliciosa, dezenas (?!) de puras notas musicais por segundo.
E ninguém ficou estático, tudo eram dínamos e som natural, feito por dedos, mãos, beiços, pés, homens de carne e muita alma...
Obrigado Besh o droM!

Sem comentários: