domingo, 24 de novembro de 2002

Jaga Jazzist - «A Livingroom Hush»
“Em regime electroacústico, amplamente dominado pelos instrumentos, os Jaga Jazzist propõem em «A Livingroom Hush» uma viagem pela imaginação, sem limites nem fronteiras, tendo o jazz como veículo de eleição. Entre o caos e a abstracção, a melodia e a harmonia, atravessamos paisagens oníricas e cinematográficas, encontramos vestígios, alguns residuais, de pós-rock, rock progressivo, noise, electrónica, hip-hop e música brasileira. É um disco que equilibra experimentalismo e coragem, desafio e ruptura, com sedução e acessibilidade. Uma excelente surpresa.”
Rui Portulez no Y de 27 de Setembro de 2002.

Os Jaga Jazzist são uma superformação de dez elementos com origem na Noruega e que agrega músicos de vários projectos: Kim Hiorthoy's group, Bobby Hughes Experience, Bugges Wesseltoft, Motorpsycho, Big Bang, Euroboys, Jazzkammer, Biosphere, Supersilent, Alog e Lasse Marhaug,
«A Livingroom Hush» é um verdadeiro delírio jazz que vem romper com aquilo que até agora era feito a este nível nos domínios da electrónica. Altamente elogiado pela crítica e referenciado como um dos melhores de 2002, este trabalho é um desafio aliciante. Não é de fácil audição mas confesso que à segunda tentativa fiquei completamente preso. Muito interessante a amálgama de referências associadas a este colectivo: Talk Talk, Soft Machine, Eric Satie, John Coltrane , Don Cherry, Aphex Twin, Stereolab, Squarepusher, Isotope 217 e Tortoise.
Este projecto tem tido tanto sucesso que neste momento já se transferiu para a NinjaTune e o álbum vai ser relançado ainda este mês com o selo desta editora. A descobrir com urgência.

Sem comentários: