quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Tenho comprado uns livros de Fernando Pessoa. Sempre que leio alguma coisa deste poeta genial, lembro-me sempre da interpretação que Amélia Muge faz do último poema da Mensagem. Chama-se Nevoeiro e é, na minha perspectiva, uma excelente interpretação deste nosso país à beira mar, já não plantado mas ardido...
A voz de Amélia Muge é uma das minhas favoritas. Conheço mal o seu último álbum: A monte, nomeado para o prémio José Afonso, mas espero em breve corrigir esta falta. Por enquanto deixo aqui o poema. Ainda que sem música...

QUINTO / NEVOEIRO
Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer--

Brilho sem luz e sem arder,
Como o que o fogofátuo encerra.
Ninguém sabe que coisa quere.
Ninguém conhece que alma tem,

Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.

Ó Portugal, hoje és nevoeiro...
É a Hora!

ps. fiz uma pesquisa no Google sobre a Amélia Muge e a maior parte das páginas que me apareceram estão noutras línguas que não o português. O que quererá isto dizer?

Sem comentários: