segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003






Ouvi hoje alguns trabalhos que estavam em atraso e outros que constituem edições recentes.
Um deles não se pode dizer que me tenha surpreendido já que ansiava por escutá-lo e estava mesmo à espera até de mais. Bastante mais. Ainda assim, "one bedroom" dos The Sea and Cake é um trabalho ímpar. Vale por "hotel tell", vale por "four corners", vale por "left side clouded"... vale pela magnífica versão de "sound & vision" do sr. camaleão, D Bowie.
Daedelus e "the quiet party" (um EP) foi outro dos círculos que invadiram a parafernália de leitores de cds que me rodeiam. Trata-se de conjunto de sete temas que são, na sua maioria, retirados do álbum "invention" (2002). Apesar disso, há ainda espaço para um tema ainda não editado ("girls") e um outro ("a touch of spring") que serve já de promoção ao seu novo trabalho, o álbum "of snowdonia". Gostei particularmente deste último tema.
Ouvi ainda dois trabalhos vindos de uma área perfeitamente distinta: a world music (aliás, uma área à qual dedico também bastante atenção - deve ser por causa do meu processo de formação a nível musical). Foram eles o álbum "3968 CR13" dos Massilia Sound System e a reedição de "tadieu bone" do senegalês Ismael Lo.
Editado originalmente em 1999 pela Syllart, este é um dos mais brilhantes discos do Bob Dylan africano. Mbalax trepidante, melódico e próximo do rhythm 'n' blues norte-americano é o estilo de música praticado por este senegalês de 38 anos. Esta é a reedição da colecção Sono, que contém anotações sobre o artista, sobre a sua música e sobre o Senegal. Destaco a faixa título como um dos expoentes máximos deste disco.
Quanto aos Massilia Sound System, eles constituem um colectivo residente em Marselha que reune DJs, cantores e compositores que pretendem integrar a música tradicional da região de Provence com sonoridades como o hip-hop e o reggae. O resultado é, no mínimo, recomendável.

the sean and cake - one bedroom (thrill jockey / ananana)
daedelus - the quiet party (plug research / ananana)
massilia sound system - 3968 cr13 (harmonia mundi)
ismael lo - tadieu bone (sono / megamúsica)

Sem comentários: