quinta-feira, 5 de dezembro de 2002

Sugarcubes, Bjork, Gus Gus, Múm, Sigur Rós e Emiliana Torrini são islandeses. A Islândia é um país com 280 mil habitantes, que só conquistou a independência da Dinamarca em 1944, sendo extraordinária e intensa a sua produção cultural, quer na música quer noutros terrenos artísticos.
Desta vez, o motivo da viagem a terra tão enigmática e gélida é a cantora Emiliana Torrini que, não sendo genuinamente islandesa devido à naturalidade italiana de seu pai, se apresenta no mundo da música com a mesma inocência que os outros nomes acima mencionados. Conheci-a através de uma colaboração com os Gus Gus. Entretanto, percorri dezenas de canções suas, principalmente dos álbuns merman e love in the time of science, culminando esta simpatia e admiração na música gollum's song que integra o segundo filme da saga O senhor dos anéis.
Note-se também que esta senhora ou menina, de voz delicada e verdejante, integrou variados trabalhos de outros artistas (Paul Oakenfold, Thievery Corporation, ...), deixando sempre uma marca tonificante e de referência.
Recentemente, combinei em simultâneo melodias sem voz dos Sigur Rós com músicas de Emiliana, obtendo um coktail que brinda ao que de melhor a Islândia nos tem mostrado. Seria um desafio de sonho que este tipo de concretizações se realizassem.

Sem comentários: