sexta-feira, 19 de agosto de 2005



O último dia do Festival de Paredes de Coura torna cada vez mais nítida a percepção que os grandes festivais de Verão são, sobretudo, eventos de lazer muito antes do conceito clássico de festivais de música. O público é tão diversificado como o cartaz o que é salutar e motivador, mas faz com que o entusiasmo recaia principalmente nas bandas do momento, isto porque a maioria da assistência jovem presente é exactamente isso que busca.
Ora este preâmbulo vem a propósito do entusiasmo ligeiramente débil em relação ao concerto de Nick Cave & The Bad Seeds. Presenciar a exalação de energia que o antigo líder dos Birthday Party deixou em Paredes de Coura poderia ter sido um acto de loucura noutros tempos. Para muitos dos presentes parecia dizer pouco. Pior parece ter acontecido a Vincent Gallo que "desorganizou" o público, apesar da sua boa disposição e do magnífico concerto, onde nos deu a conhecer a celestial voz de Theresa (ficamos a saber que a música yes, i'm lonely é sobre ela).
Antes destes dois grandes vultos tivemos a presença musculada de Juliette & The Licks que veio retemperar o púbico com decibéis semellhantes aos das noites anteriores. Teria sido muito interressante ver Juliette Lewis interpretar algo de PJHarvey tal como o havia feito majestosamente no filme strange days.
Apesar da certeza que a magia de um grande festival está muito para além da leveza deste tipo de análise fica sempre aquela vontade de dizer algo quando o público parece não corresponder à actuação de quem está em palco. Em 2002, João Peste, vocalista dos Pop dell' Arte, disse adeus a uma plateia que não compreendia ou não conhecia os seus pergaminhos na música portuguesa com a ironia intrínseca à música so goodnight!
Será que não é fundamental fazer uma "preparação" para usufruir a plenitude de um bom concerto?

Sem comentários: