quinta-feira, 25 de agosto de 2005



Daniel Lanois - belladonna (2005)

Daniel Lanois é sobejamente conhecido pelo seu trabalho de produtor, compositor e colaborador com os U2 (desde os tempos de unforgettable fire até ao recente how to dismantle an atomic bomb sem esquecer a sua participação no brilhante achtung baby), Marianne Faithfull, Brian Eno, Peter Gabriel, entre outros, e também pelo seu trabalho de produtor e compositor de bandas sonoras.
Com belladonna (onde também colaboram o pianista Brad Mehldau e o baterista Brian Blade) emerge a faceta dos ambientes cinematográficos que nos remetem para o mundo onírico de Wim Wenders. Em determinadas faixas paira no ar a atmosfera de the million dollar hotel ou paris, texas, embora neste caso sem vozes. Provavelmente por isso Daniel denominou este registo de belladona cuja origem está no nome da planta tóxica atropa belladonna que tem como efeitos após o consumo a perda total da voz.
Não obstante a ausência de vozes parece que em determinados momentos apenas se ouvem sussuros vocais, exemplo disso é a faixa oaxaca.

Sem comentários: