sexta-feira, 29 de abril de 2005



Blasted Mechanism - plasma (1999)

Hoje o dia anda por estas bandas... A rever músicas deste talentoso e multifacetado projecto. A recordar, em especial, a energia exalada pela interpretação, ao vivo, da faixa karkov.

"Definir os Blasted Mechanism e a sua música não se afigura como uma tarefa fácil. Porque é mais que um projecto Artístico e musical. É um estado de Espírito.
O colectivo lisboeta é liderado por Valdjiu na guitarra, gittler e bambuleco (uma obra-prima criada por si que mistura a guitarra e o baixo), Karkov, a voz dos Blasted Mechanism, que utiliza o Inglês e por vezes o Karkoviano (um dialecto próprio criado por si) e Ary o baixista supersónico. Nos dias que correm são acompanhados por Fred Stone - exímio baterista brasileiro - e Luís Simões - o multi-instrumentista e talentoso criador dos Saturnia que aqui toca guitarra, cítara, teclas e percussões.
A história dos Blasted Mechanism começa em 1994 quando pela primeira vez se apresentam ao público e deixam atrás de si um misto de estupefacção e admiração.
Desde o princípio que a música dos Blasted Mechanism é diferente, tendo sido comparados a artistas como Beck, Talvin Singh, Femi Kuti, Goran Bregovic. A música perfeita para acompanhar qualquer filme de Emir Kusturika - como já alguém afirmou.
Mas existem também poderosos «riffs» de guitarra e percussões tribais. Bases rítmicas fortes carregadas de «groove» dançável. Até mesmo suportes electrónicos que nos fazem viajar pelo futuro.
E se a música dos Blasted Mechanism é surpreendente que dizer dos seus concertos? Marcados pelos fatos elaborados e extravagantes e pela atitude cénica e teatral, esta é uma das imagens de marca do grupo que os torna incontornáveis."
lisboagencia

Sem comentários: