domingo, 29 de fevereiro de 2004

Olhem quem voltou...



Hoje passei o dia ao som do novo disco do Sondre Lerche, "Two Ways Monologue". [+]


Oceanos de paz e melodia são a matéria principal de dry fruit (2000) do duo japonês Sugar Plant.
Um excelente tonificante para dias em que o cansaço aparece antes do pôr-do-sol.


Alla Polacca na Casa das Artes em Arcos de Valdevez (sexta-feira, 27 de Fevereiro)
A actuação desta banda portuense no anfietatro que tem acolhido o evento sonsdevez foi uma agradável surpresa. O equilíbrio entre as excelentes orquestrações e a musicalidade vocal foi algo que me transportou para o âmago de bandas como Red House Painters ou mesmo Radiohead.

sábado, 28 de fevereiro de 2004

SK/UM - 'í þágu fallsins'



Um disco que estou certo que agradará aos fãs de Boards of Canada. Chega da inesgotável fonte de talentos, Islândia, pois claro. Som, intensamente, límpido.


Are you "alone in Kyoto"?
Fui hoje comprar dois discos que estavam a falhar na minha colecção. O "Talkie Walkie" dos Air custou €19.50 e o "Kluster" do Kimmo Pohjonen €19. Assim não há carteira que resista... começo a apostar na desmaterialização da música, o cd enquanto suporte com estes preços é um roubo! Resta o "pássaro azul" para alimentar a minha paixão pela música...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Hoje apetece-me ver, ouvir, sentir... o encanto de Ibrahim Ferrer!



No entanto, como os dotes daquele ilustre afro-cubano não abundam na minha discoteca decidi fazer uma pequena rotação musical no globo e partir à descoberta de Abida Parveen do Paquistão.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004



O bilhete chegou hoje! Espero que o concerto me ajude a conciliar com alguns momentos do novo álbum... há qualquer coisa que falha em relação ao brilhante "Finally we are no one".



A data já é oficial! A 15 de Março, os Loto lançam o seu álbum de estreia.
11 temas compõem este "The Club": Back to Discos, The Boy, My Guitar, The Club, Units, Disco Exotica, So Happy Together, A Cloud, Celebration (Celebrate Baby!) e Shores. Back to discos será o single de estreia, já a circular nos mercados paralelos.
Ritmos fortes, batidas dançantes que prometem tornar qualquer lugar numa autêntica pista de dança. Será mais que um álbum, será o primeiro manual da madbaça, o desvendar de um movimento de novas bandas, novas pessoas que renegam, afastam, impedem o pessimismo que assola Portugal de tomar conta das pessoas. A música é para divertir, distrair e dançar, os 3 D's em que os Loto baseiam a sua missão...

::retirado da newsletter dos Loto.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2004

Hoje em audição mais alguns discos que mostram que 2004 vai ser um ano com uma excelente colheita musical:

To Rococo Rot - Hotel Morgen
Tali - Lyric On My Lip
Shadow Huntaz - Corrupt Data
Gomo - Best Of
Fantomas - Delirium Cordia
Deadbeat - Something Borrowed, Something Blue
Bonnie Prince Billy - Sings Greatest Palace Music
Beanfield - Seek

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

foi você que pediu um Carnaval diferente?!…


Mark Robinson – “Origami and Urbanism”
Tomlab, 2003







Mice Parade – “Obrigado Saudade”
Bubble Core/ Fat Cat; 2004






Um ano após o lançamento de "Moon Safari" era editado em França mais um trabalho com contornos electrónicos interessantes, "Production" de Mirwais. Recordo-me do poderoso single "Disco Science", tema que ainda agora faz parte de alguns vídeos promo da mtv. "Production" acabou por passar um pouco despercebido na imensa vaga de novos projectos franceses que surgiram por altura do seu lançamento. Mirwais seguiu outro caminho, tornou-se o produtor preferido de Madonna. "Music" e mais recentemente "American Life", são discos onde a sua presença é incontornável. Pena que tenha abandonado a sua carreira a solo.

domingo, 22 de fevereiro de 2004



Vi no fórum sons um post que chamava a atenção para alguns dos novos projectos que Kimmo Pohjonen está a desenvolver. O site oficial do músico finlandês anuncia uma colaboração para breve com Kronos Quartet e um projecto denominado de Kluster Tu, também uma colaboração mas com Pat Mastelotto e Trey Gunn, mais conhecidos por TU .

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004



Pixies ao vivo no Festival SUPER BOCK SUPER ROCK (11 de Junho).

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

Ghazal - The Rain



Acontece, ouço um disco e arrumo-o. Passado algum dou-lhe uma segunda oportunidade e sou esmagado. É raro mas acontece. Fica o agradecimento ao nosso vizinho crónicas da terra por me ter apresentado este álbum numa das suas listas dos melhores de 2003.
Mais informação sobre este grupo de música tradicional iraniana exilado nos E.U.A aqui.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Vale a pequena ver este pequeno documentário sobre o álbum da Joss Stone.
Piana é o cognome de uma senhora menina japonesa, muito gira, de graça Naoko Sasaki.
Snow bird é um album de 2003, lançado pela Happy/ Cubic music, onde Sasaki nos apresenta um conjunto de 11 músicas delicadas e frágeis como o fino cristal gaulês. 11 faixas sussurrantes, cheirando a branco, sabendo a neve e tacto do voo dos pássaros, onde entram piano, um clarinete, a guitarra de Yuichiro Iwashita e cálidos sons digitais, como que desflorando virgens, em primaveris prados de ervas e frio.
Escrevendo simples e numa só palavra, é um disco lindo!





:: curioso o conjunto de opiniões, com referências comparativas a Tujiko Noriko, Björk e, Radiohead!...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Que confusão...
Apesar de não concordar com a mensagem politica não posso deixar de assinalar, hoje, o lançamento com o selo da Thrill Jockey de "Liberation" dos Trans Am. É um trabalho com alguns momentos bem interessantes.



Também com o selo da Thrill Jockey e com edição marcada para dia 6 de Abril está o novo dos Tortoise, "It's All Around You". Um disco magnético que vai marcar 2004.




Franz Ferdinand e o álbum homónimo, editado muito recentemente, é uma sugestão que deve merecer uma consideração prioritária.
Enérgico, intenso, repleto de boas orquestrações... eclético!
Ursula Rucker, ao vivo





31 março - Teatro Rivoli, Porto
2 abril - Teatro Municipal Sao Luiz, Lisboa
3 abril - Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

79 anos!
O mestre Carlos Paredes está de parabéns.






Com agaetis byrjun sucedeu algo semelhante...

Inicialmente habituei-me a ouvir summer make good, dos Múm, seguindo o alinhamento do disco. A riqueza de pormenores que ia descobrindo diluia-se e enriquecia as descobertas subsequentes.
Paralisei na ideia arriscada, mas comum a registos que marcaram o seu tempo, de que se trata de um álbum carregado de sensações. Não me refiro às situações do momento em que se ouve, normalmente associadas a estados de espírito, mas sim a algo mais permanente e épico.
Paralelamene, julgo que o manancial de emoções que caracteriza este álbum, com edição prevista para Abril deste ano, servirá para corroborar a mais-valia que representa a boa utilização da electrónica associada a sons mais clássicos e humanos.

stiiiiill love yyyouuuuuuuu

domingo, 15 de fevereiro de 2004

Large Number



Sound capsules, wax cylinders, humming, belching, noise-colour, unlearning, Gregorian-purple, jazz pink, animal yellow, bird-black, un-classical, un-country, un-folk, un-pop, un-rock, un-expect, sapphire ring modulators, emerald envelope shapers, opal oscillators, stupid words and musique tarmac …
After Add N To (X), Ann was left with a moog, a korg MS20, a theramin and a beaten up CR68 drum machine.
She scoured the land and found a home-made oscillator, a sack of old synths, a blind banjo player, a guitarist and a woman who communicated through the harmonica. She fixed the MS20 with yoghurt cartons, wiped the blood and beer off the moog, kidnapped former Add N To (X) drummer Rob Allum and set about recording...

sábado, 14 de fevereiro de 2004



Os Weezer vão lançar um dvd, "Video Capture Device".


Depois da confirmação da saída de Nick Oliveri dos Queens Of The Stone Age, o NME informa que Mark Lanegan abandonou a banda. Será o fim?


aspas, aspas... [+]



Esta menina teve a sorte de conhecer as pessoas certas, como este senhor do lado direito.
Em rotação, este fim de semana:
EL-P - High Water [Mark]
Joss Stone - The Soul Sessions
Franz Ferdinand - Franz Ferdinand
RJD2 - Since We Last Spoke
Damien Rice - O
Jolie Holland - Catalpa
Sequel - Motorized Instinct
Sophia - People Are Like Seasons

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

NME elege «Hail To the Thief» dos Radiohead melhor álbum de 2003
Para o New Musical Express, "Hail To The Thief", dos Radiohead, foi o melhor álbum do ano, enquanto os White Stripes conquistaram o galardão para melhor single, com o tema "Seven Nation Army".
Os norte-americanos King Of Leon foram considerados a melhor nova banda e melhor banda internacional e os Queens Of The Stone Age ganharam o prémio para melhor banda ao vivo.
Os Radiohead também foram distinguidos com o prémio de melhor teledisco, graças a "There There". Os The Libertines venceram na categoria de melhor banda britânica.
::... vi no DD


Sobre feeding the machine dos X-WIFE apraz-me dizer que se trata de um conjunto de faixas que colocam o rock português no pelotão da frente do panorama musical internacional.
Cançoes como action plan, clinic, rockin'rio, etc, revelam um equilíbrio inteligente e não meramente casual.
O transporte de sonoridades antigas para o contexto electrónico actual, auxiliado pelo tempero vocal de João Vieira e pela qualidade oportuna das orquestrações, revela uma excelência que só melómanos mais distraídos não apreciarão.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2004

Shalabi Effect – "Pink Abyss"
Alien8 recordings, 2004



Menomena - "I Am the Fun Blame Monster"
Muuuhahaha!, 2003



The Decemberists - "Her Majesty The Decemberists"
Kill Rock Stars, 2003

terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

?????
Os vistos de entrada nos Estados Unidos de Ibrahim Ferrer e Manuel Galbán, para irem assistir à cerimónia de entrega dos Grammys, foram recusados.
"Azar" foi Ibrahim ter ganho com «Buenos Hermanos» o Grammy de melhor álbum tradicional tropical latino.
EDIÇÕES VIA BLITZ
As sucessivas edições, com apreciável êxito, de obras inéditas via semanário Blitz não virão a pôr em causa as editoras tradicionais?
::... um forum aqui
This Mortal Coil

Recordações de um projecto marcante na trajectória mítica da 4AD.








ShiShiMuMu é o duplo LP dos Ponys editado em meados do ano passado. Na humilde biografia do quinteto de Portland, Maine, este registo surge no culminar de alguns anos a viver no rebuliço cúmplice da vida do artista de bar.
Essa é a impressão transversal que ShiShiMuMu parece pretender descodificar. Cancões espontâneas musicadas de forma ingénua num convívio feliz entre amigos. Invasões de estilos para agitar a concentração e mostrar que afinal de contas a música é mesmo um exercício de fusão e criatividade.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2004

Meg White veste-se de coelha!?



Meg White aparece vestida de coelha na capa do novo single dos Whirlwind Heat, 'Pink'.
::Recortei do cotonete


Grammy para melhor álbum do ano: «Speakerboxxx/The Love Below», Outkast... mas a grande vencedora da noite foi Beyoncé Knowles, com 5 Grammys.


Cesária Évora ganhou um Grammy pelo seu disco «Voz D´Amor» na categoria de World Music Contemporânea.
Scissor Sisters - Scissor Sisters



Desde #1 dos Fischerspooner que não encontrava um disco tão contagiante! Audição obrigatória!

O álbum só sai dia 22 de Março, entretanto não percam os singles:

Laura


Comfortably Numb

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004

Mão Morta, novo álbum - ACTUALIZAÇÃO
Já ouvi o single "estilo" e verifiquei com agrado que os Mão Morta são daqueles projectos que, façam o que fizerem, fá-lo-ão sempre bem feito.
Identifico-me com a letra...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2004

Num tempo em que todos e tudo raras vezes é “um” mas sim, “mais um”, deixo o convite para uma paragem e espionagem á la vie privée de Zorg . Bruno Schmitt (Zorg), apresenta-nos através da etiqueta da Mole Listening Pearls um primeiro (duplo) álbum, que nos toma por completo. È um downtempo dourado, é nu-jazz macio mas, é sobretudo um belo disco com o toque da musica electrónica francesa dos Etienne de Crecy e Daft Punk, onde sobressaem os grooves melancólicos da solidão dos amantes apaixonados, entre notas soltas de piano, violoncelos, vozes e um sax aveludado. O CD1 contém 7 faxas, sendo as covers das mesmas, o conteúdo do disco 2 (11 remixes). Love Letter e Lady são duas pérolas, como a mole há já algum tempo não fazia ouvir...



Guitarras em distorção permanente como se de um precipício sonoro se tratasse é o que os irmãos Michael e Jonh Gibbons propõem em lapsed (1997).
Esta é a mensagem codificada que os Bardo Pond fazem alinhar de forma vigorosa e psicadélica junto a cada pormenor de lapsed. Todo o ambiente underground justifica, também, o sentimento de pertença à Matador.
Nos pequenos espaços, muito breves, que o turbilhão eléctrico permite respirar surge a voz lânguida e difusa de Isobel Sollenberger's.
O brinde deste trabalho está na intrepretação inspirada de tommy gun dos Clash.
Os portugueses The Gift vão regressar a Espanha para participar no Festival Sónar que irá decorrer em Barcelona nos dias 17,18 e 19 de Junho.
::Vi no cotonete.


[+] [++]
Mão Morta, novo álbum
"Nus" é o título do nono álbum de originais dos Mão Morta, que estará à venda com as edições do BLITZ de 13 e 20 de Abril.
Editado pelo selo da banda, Cobra, o disco tem produção dos Mão Morta Miguel Pedro e António Rafael, e a participação de Miguel Guedes dos Blind Zero, Marta Ren dos Sloppy Joe, e do actor Pedro Laginha.

Inspirado no poema Uivo, de Allen Ginsberg, o disco abre com uma suite de nove andamentos, «Gumes», a que se seguem seis temas («Lagoas», «Gnoma», «Estilo», «Tornados», «Cárcere» e «Morgue»), estes ainda sem alinhamento definido. O primeiro single do álbum será «Gnoma», com teledisco da autoria de Nuno Tudela.

Um pré-single com os temas «Estilo» e «Berlim» (o segundo extraído do ao vivo Carícias Malícias) já se encontra em fase de divulgação. Estes dois temas serão também incluídos numa colectânea a distribuir gratuitamente com o BLITZ de 16 de Março e intitulada Manifesto, onde também participarão os Anger, EZ Special e Mentes Conscientes.

As gravações de Nus decorreram entre Agosto e a última semana de Janeiro, entre o estúdio da banda (a Casa do Rolão, em Braga) e o de Mário Barreiros.

Apesar da inspiração no Uivo, Adolfo Lúxuria Canibal nega a ideia de este ser um álbum conceptual, mesmo sem negar a existência de uma ideia-base atrás do disco. «Não o quisemos desenvolver como um conceito. Ou seja, quisemos uma coisa entre um conjunto de canções soltas».
::... in press-release acabado de receber

terça-feira, 3 de fevereiro de 2004

A cantora Mariza, os Gaiteiros de Lisboa, Tucanas, Terrakota e At-Tambur são os artistas portugueses que integram o cartaz do palco Tenda Raízes, do festival Rock in Rio-Lisboa. Além dos músicos portugueses já referidos, o cartaz irá incluir, entre outras, as participações dos africanos Manecas Costa, Manu Dibango e Ray Lima e os norte-americanos The Klezmatics.
::Recortado do: discodigital
Isan - Meet Next Life



"Meet Next Life" é filigrana electrónica. A dupla Robin Saville e Antony Ryan manipula os sons como verdadeiros artesãos digitais. Trabalho delicado, que apesar de não fugir à fórmula do anterior disco não perde a actualidade. Mais um lançamento 2004 da morr music.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2004



O japonês Takeshi Kurosawa editou recentemente o álbum re.sort, adoptando Sora como nome associado ao registo.
O efeitos artísticos patentes em re.sort revelam pormenores recheados de uma musicalidade soberba cuja fórmula se serviu de combinações oriundas do jazz e da electrónica.


Andy Jenks e Corin Dingley são o duo de Bristol cuja criação musical é conhecida através do projecto Alpha.
Em 1998 editam o álbum de estreia com o título come from heaven. Nessa altura já David Bowie, Madonna ou Colin Greenwood se tinham rendido ao encanto dos Alpha.
Posteriormente lançam impossible thrill (2001) e atestam a superir qualidade criativa das suas composições.
Martin Barnard, Wendy Stubbs, Helen White (!parece que a delicadeza da sua voz tem génese nos jardins do éden!), bem como Daddy G dos Massive Attack são as vozes que dão vida e cor a canções com raízes de vários quadrantes. De facto, o talento criativo dos Alpha tem um alicerce forte na elegância da música clássica, servindo esta de suporte ao experimentalismo neo-futurista que o duo considera revitalizador de sons que a memória vai perdendo.