sexta-feira, 29 de julho de 2005



Various Artists - music of kyrgyzstan (1995)



Omara Portuondo - flor de amor (2004)

Música do mundo abençoada pelo exotismo intrínseco de diferentes latitudes que, além da riqueza auditiva que acrescenta no registo fonográfico da nossa memória, também serve para recalibrar ou tonificar o ouvido para mais um verão repleto de credenciais pop/rock.

terça-feira, 26 de julho de 2005

Franz Ferdinand
::::: 1º single = 16 de Agosto
::::::::::::Álbum = 3 de Outubro







A banda sonora do filme Les triplettes de Belleville é uma relíquia pouco conhecida em que Benoit Charest se serve de orquestrações jazzy e da elegância íntrinseca aos estilos cabaret e swing para dar vida a este filme de animação que retrata a França dos anos 30.
MULHOLLAND DR. serve em palavras o mote para a descoberta de mais um belo álbum proveniente de terras gaulesas!

sexta-feira, 22 de julho de 2005



The others - the others (2005)



Bloc Party - silent alarm (2005)

Música actual que nos faz reviver tempos da pop com duas décadas...

terça-feira, 19 de julho de 2005

segunda-feira, 18 de julho de 2005



Various artists - future soundtrack for america (2004)

Future soundtrack for america reuniu um conjunto de nomes (Flaming Lips, Bright Eyes, Yeah Yeah Yeahs, Tom Waits, Laura Cantrell, Nada Surf, etc.) que tinham como objectivo interferir na política interna americana e sensibilizar para causas sociais.
Para lá deste invólucro fica o registo de um conjunto de canções (algumas resultam de registos ao vivo) com retoques a representar uma mais valia que é agradável considerar.

sexta-feira, 15 de julho de 2005

onda musical a preparar a maré de festivais... não esquecendo as ondas do mar!!

electrelane - eights steps
bloc party - banquet
arcade fire - in the back seat
doves - black and white town
chemical brothers - hold tight london
vive la fête - maladie d'un fou
dears - where the world begins and ends
blonde redhead - sciuri sciura
cocorosie - south 2nd
gift - laura
swayzak - state of grace
mice parade - the boat room
mum - kostrzyn
goldfrapp - paper bag

quinta-feira, 14 de julho de 2005



Ghinzu - blow (2004)

Blow é o segundo álbum dos Ghinzu, quinteto belga oriundo de Bruxelas. Apesar de revelarem nuances que nos remetem para eloquência dos dEUS, seus conterrâneos, é precipitado não acreditar na identidade intrínceca dos Ghinzu.
A música de blow percorre com igual qualidade um espectro de sonoridades que vão desde a simplicidade de um piano a acompanhar voz até ao frenetismo de guitarras em concertada agitação.
Escutas sucessivas são imprescindíveis para nos aproximarmos da energia exalada pela bela arquitectura sonora proposta neste excelente trabalho.

terça-feira, 12 de julho de 2005



various - blue note plays prince (2005)

Porque a obra de Prince é de qualidade inquestionável, os seus concertos foram autênticos espectáculos de coreografia e inovação musical... e, também, porque o seu longo repertório é criativo e eclético fica aqui a sugestão para abordar a música deste grande nome da pop através de alguns artistas propostos pela editora Blue Note.

segunda-feira, 11 de julho de 2005

quinta-feira, 7 de julho de 2005



Bulgarian National Folk Ensemble Pirin - the voices of pirin

Ouvir o choro encantado das vozes que as mulheres da região de Pirin, Bulgária, há muito internacionalizaram pode ser um exercício de exotismo, mas, também, a procura de contrastes que agitem a nossa comodidade musical ou cultural.

terça-feira, 5 de julho de 2005

Coliseu do Porto ao rubro



Um concerto cheio de energia e que levou ao rubro por várias vezes o público que encheu ontem o Coliseu do Porto. Assim se pode resumir a actuação(era para ser a última, mas já se sabe que vão estar no festival do Sudoeste) dos Humanos.
A abrir o espectáculo uma música inédita de Variações chamada António.
O primeiro momento alto do concerto deu-se quando Camané (na minha opinião o melhor do grupo) interpretou "Maria Albertina". O público pôs-se em pé, cantou e bateu palmas durante a música.
O grupo voltou ao palco duas vezes (repetiu "Maria Albertina") e acabou o concerto com a música "É pr'á amanhã". Pelo meio, destaque para a interpretação de "Anjo da Guarda" feita por Manuela Azevedo. E adorei ouvir a música "Hardocre (1.º Escalão)" dos GNR no meio de toda aquela animação.
Ada - blondie





Façam o favor de escutar a versão de "Maps" dos Yeah Yeah Yeahs.
Andrew Bird - & the mysterious production of eggs





Simplesmente... soberbo!

segunda-feira, 4 de julho de 2005



Melody of certain damaged lemons (2000) é o título enigmático do quinto álbum dos Blonde Redhead que parece emergir do equilíbrio entre descargas hipnóticas de guitarra e arranjos frenéticos de bateria com a tranquilidade das notas introduzidas pelo piano. As vozes intensas de Kazu Makino e Amedeo Pace conferem um brilho que projecta grande parte do alinhamento do álbum para uma sonoridade próxima do easy listening.
Em síntese, verifica-se uma sobreposição ou intersecção de diferentes disposições musicais que resultam num álbum harmonioso e simultaneamente complexo (recordam-se do pioneirismo de psychocandy!?).

sexta-feira, 1 de julho de 2005



Colleen - the golden morning breaks (2005)

Do segundo álbum da compositora francesa Cecile Schott, conhecida pelo nome artístico de Colleen, emana uma sonoridade acústica fruto do equilíbrio entre o potencial dos instrumentos clássicos, alguns do período barroco, e a multiplicidade de opções que a electrónica disponibiliza. A fusão conseguida cria nuances musicais impregnadas de atributos zen.
Colleen, talvez a pensar na saturada sociedade moderna, pretendeu "desacelerar" os nossos impetuosos neurónios com trechos melódicos que mais parecem cintilante poesia sinfónica.